sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Animação Comunitária | Community Animation



A Animação Comunitária integra o conhecimento de um tipo de intervenção que visa o ser, o saber, o saber-fazer e o saber-estar, para aprender a viver em grupo, fundamentando uma participação activa das pessoas, envolvendo-as, tornando-as, progressivamente, conscientes de que a transformação e a melhoria das situações de vida dependem, em boa porção, da sua própria vontade, do seu empenho e das suas tomadas de decisão, em cada dia. Assim, este é um desafio à repartição de saberes e de experiências resultantes de uma vivência assente no convívio. Esta efectua-se de maneira a conduzir as pessoas a, por um lado, identificarem as suas próprias capacidades e, por outro, a respeitarem as capacidades daqueles que as envolvem, num ambiente de participação e negociação constantes, intercessor da consciencialização dos direitos de cada pessoa.
Pretende-se uma Animação que faça com que o tempo e a vida comunitária tenham um significado acutilante, que mobilize tudo e todos, pessoas individuais, pessoas colectivas, organismos públicos e privados, para a grande tarefa comum que é o desenvolvimento. (Lopes, 2006: 376)
A Animação SocioCultural investe em práticas de cidadania, através das quais o ser humano é estimulado para participar na causa pública. Isso implica informação, consciencialização, cultura e vivência democráticas que promovam ao indivíduo uma categoria de actor protagonista do seu progresso social, cultural, educativo e político.


Community animation integrates the knowledge of a type of intervention that aims tobe, the knowledge, the know-how and know-be, to learn to live in a group, basing anactive participation of people, involving them, making them progressively aware of the transformation and improvement of situations of life depend in good portion, of their own will, their commitment and their decision-makingin each day, so this is a challenge to the allocation of knowledge and experience resulting from an experiencebased on conviviality. This is done in such a way as to lead people, on the one hand,identify their own capabilities and, secondly, to respect the abilities of those whoinvolve in an environment of participation and negotiation, the intercessor of theawareness of the rights of each person.
Is an animation that make the time and community life have a meaning sharp, whichmobilize everything and everyone, individuals, legal persons, public and private bodies, to the great common task that is development. (Lee, 2006: 376)
The SocioCultural Animation invests in citizenship practices through which the human being is encouraged to participate in the public cause. This implies information,awareness, culture and democratic experience that promote the individual a category of actor protagonist of their social progress, cultural, educational and political.




Sem comentários:

Enviar um comentário